sexta-feira, 4 de maio de 2012
Le Radeau de la Méduse (1818/1819) - Théodore Géricault
"Le Radeau de la Méduse" ou "A Balsa da Medusa", feito por Théodore Géricault aos seus 27 anos de idade, é um ícone do romantismo francês. A obra retrata o náufrago da fragata "Medusa" na costa da Mauritânia no dia 5 de Julho de 1816. O trágico episódio aconteceu após o embarque de cerca de 147 pessoas, em uma embarcação cuja solidez era duvidável, já que tinha sido construída às pressas. Apenas 15 foram os sobreviventes, que por sua vez foram vítimas de desidratação, fome, loucura e até mesmo canibalismo. O evento ganhou notoriedade, com muitos atestando a incompetência do Capitão da Fragata, o Visconde de Chaumereys. O incidente foi um grande motivo de vergonha para a Monarquia Francesa, à época sob o reinado de Luís XVIII. A composição pictórica da pintura é construída sobre duas estruturas piramidais. O perímetro do mastro grande à esquerda da tela forma o primeiro. O agrupamento horizontal de figuras mortas e morrendo no primeiro plano é a base a partir da qual os sobreviventes emergem, subindo para cima em direção ao pico emocional, onde as ondas de figuras centrais se movimentam desesperadamente em um navio de resgate. A atenção do espectador é o primeiro desenhado para o centro da tela, e então segue a direção do fluxo de corpos dos sobreviventes, visto de trás e para a direita. Uma linha horizontal única diagonal nos leva dentre os mortos na parte inferior esquerda, ao vivo no ápice. Duas outras linhas diagonais são usadas para aumentar a tensão dramática. Uma segue o mastro e seu aparelhamento e conduz o olhar do observador para uma onda que se aproxima e ameaça engolir a balsa, enquanto a segunda, composta de figuras que estão ao alcance, nos leva à silhueta distante do Argus, o navio que resgatou os sobreviventes. A paleta de Géricault é composta de tons de pele pálidos, e as cores escuras de roupas dos sobreviventes, o mar e as nuvens. Em geral, o quadro é escuro e depende muito do uso de sombras e pigmentos em sua maioria castanhos, uma paleta que Géricault acreditava ser eficaz em sugerir tragédia e dor. O trabalho de iluminação foi descrito como "Caravaggio", associando o artista italiano com o tenebrismo- o uso de contraste violento entre a luz e a escuridão. Mesmo o tratamento de Géricault do mar é silenciado, pintado em verde escuro, em vez dos azuis profundos que poderiam adquirir contraste com os tons da fragata e suas figuras. Na área distante, onde está o navio de resgate, uma luz brilhante ilumina a cena de outra maneira, por um castanho pesado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário